quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cabeamento Estruturado





Cabeamento estruturado é uma maneira padronizada de cabear um tipo de rede independente de qual seja ela, deixando a estrutura bem organizada e fácil de dar manutenção e trocar peças (equipamentos).

Quando falamos desse tipo de instalação muitas pessoas pensam que é inviável, por acharem caros os equipamentos, porém após a instalação percebesse que é um investimento proveitoso, quando se faz uma instalação de cabeamento estruturado (bem feita) acabam as ‘dores de cabeça’ ao dar manutenção, pois o que antes demoraria horas pode ser feito em poucos segundos, por exemplo, o sistema mais simples de cabeamento estruturado é aquele que provê tomadas RJ-45 para os micros da rede em vez de conectarem o switch diretamente aos micros. Podendo haver vários pontos de rede preparados para receberem novas maquinas. Assim, ao trocar um micro de lugar ou na instalação de um novo micro, não haverá a necessidade de se fazer o cabeamento do micro até o switch; este cabeamento já estará feito, agilizando o dia-a-dia da empresa.

Algumas peças fundamentais nesse tipo de instalação são:

Conector RJ 45, Patch Panel e Rack ,

As tomadas devem ter contatos do tipo IDC (Insulation Displacement Conact) na parte traseira, que deve estar conectada com um cabo UTP e na parte frontal devem ter um conector modular de 8 posições do tipo RJ 45 fêmea, no qual podemos conectar tanto conectores do tipo RJ 45 como do tipo RJ 11 para telefone.

O Patch Panel é um sistema passivo, ele não possui nenhum circuito eletrônico. Trata-se somente de um painel contendo conectores. Esse painel é construído com um tamanho padrão, de forma que ele possa ser instalado em um rack. Para uma melhor organização das portas no Patch Panel, este possui uma pequena área para colocar uma etiqueta informando onde a porta esta fisicamente instalada.

Rack é o local onde podem ser armazenados equipamentos como Switch, Patch Panel , servidores, dentre outros equipamentos.É um local que deve proteger os equipamentos e deve ser bem ventilado ,para não danificar os equipamentos ,pois alguns equipamentos esquentam .Os racks podem ser abertos, fechados e os U’S (unidade de altura) podem variar, dependendo da necessidade do cliente, tem também os de parede e o de chão, que como o nome já diz é para ser utilizado em parede e no chão. Além de esteticamente ser bonito um rack bem organizado, também é muito importante a organização para manutenção do mesmo e dos equipamentos instalados nele.

A essência do cabeamento estruturado (Elétrica, Lógica, Telefonia) é o projeto do cabeamento da rede. O cabeamento deve ser projetado sempre pensado na futura expansão da rede e na facilitação de manutenção. Devemos lembrar sempre que, ao contrario de micros e de programas que se tornam obsoletos com certa facilidade, o cabeamento de rede não é algo que fica obsoleto com o passar dos anos. Com isso, na maioria das vezes vale à pena investir em montar um sistema de cabeamento estruturado.



Gostou da dica ou ainda tem alguma dúvida?

Entre em contato conosco pelo (84) 3653-8577
Será um prazer atende-lo. Temos a melhor opção para sua empresa.
 Soma Tecnologia