É um sistema capaz de encaminhar um sinal telefônico de uma dada
origem para um dado destino, que é normalmente uma outra central ou um telefone-destino.Há essencialmente dois tipos de centrais: analógicas e digitais.
A primeira,atualmente a cair em desuso, utiliza
elementos analógicos (sistemas
eletromecânicos) nos processos de sinalização e de comutação, a segunda realiza estas operações por
meio de dispositivos eletrônicos digitais, nomeada de
micro processadores.
Central telefônica é um equipamento eletrônico que realiza a ligações entre
dois usuários do serviço de telefonia, as principais funções de uma central
telefônica são: atendimento, recepção de informação, processamento da
Informação, teste de ocupado, interconexão, alerta, supervisão, envio de
informação, disponibilidade maior.
O surgimento das Centrais automáticas que não precisavam de
operador/telefonista para fazer uma ligação, eram do tipo eletromecânica,
também chamadas de Passo-a-passo. Inicialmente elas foram substituídas pelas
centrais Cross Bar “Barras cruzadas” , que também eram eletromecânicas e a
partir dos anos 70 as empresas de telefonia passaram a utilizar Centrais
Digitais, também chamadas CPA “Central de Programa Armazenado”. Essas centrais
são consideradas verdadeiros computadores e trabalham com um software interno
para execução das operações inerentes: interligar terminais, executar controle,
teste e gerenciamento do hardware, identificação de chamadas, transferência de
chamadas, ligações simultâneas aos clientes.
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